Diana Prata
Diana Prata é Marie Curie Fellow e líder de grupo no Instituto de Biofísica e Engenharia Biomédica da Universidade de Lisboa (após 12 anos no King’s College London, KCL, Reino Unido) onde criou o laboratório de investigação em Neurociência Biomédica.É também professora visitante na KCL e no ISCTE.
Diana ganhou vários prémios de prestígio, como o 3º Prémio Marie Curie Actions como a cientista mais promissora em “Inovação e Empreendedorismo”; foi distinguida pelo King’s College London como investigadora de topo no início da carreira na avaliação do UK Research Excellence Framework 2014. Ela também ganhou várias bolsas que lhe permitiram desenvolver diversas investigações durante a sua carreira.
Após 12 anos no Reino Unido, fundou o seu próprio laboratório de investigação no Instituto de Medicina Molecular (iMM Lisboa) que é agora o Laboratório de Neurociências Biomédicas do Instituto de Biofísica e Engenharia Biomédica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, único em Portugal, com foco em descobrir os mecanismos biológicos do comportamento humano, incluindo o psicopatológico. Os estudos são de carácter altamente interdisciplinar, juntando a genética, a neuroimagiologia, a electrofisiologia – e reunindo médicos, psicólogos, biólogos, e engenheiros e estatísticos na sua equipa.
Ela também é Chief Scientific Officer e co-fundadora da NeuroPsyAI, uma empresa que desenvolve soluções de diagnóstico para doenças neurodegenerativas, usando inteligência artificial.